sábado, 16 de fevereiro de 2013

Correção dos exercícios do capítulo 1

Treinando o olhar (página 10)

- A imagem representou dois tempos:
Passado :  Representado pela cabeça e rosto do homem

Presente: Representado pelo corpo jovem e forte

Ásas:   As ásas do homem, provavelmente com o formato de cisnes, representa a velocidade da passagem do tempo

Figura semi-humana: Representação de Zeus

Objetos: A Folha murcha tem relação com o tempo passado; já a balança tem relação com medição

Observando (página 12)

1. Resposta pessoal. Há inúmeras informações: de mobiliário, vestuário, alimentação, relacionamento senhor-escravo, etnia, etc.

2. As duas imagens referem-se  ao período colonial brasileiro e a temática dos dois documentos refere-se à escravidão no Brasil.

Atividade: O trabalho do historiador: fatos, seleção e interpretação  (p. 14)

1.  O  autor do texto mostra que, enquanto o fato ocorrido não for objeto de curiosidade do historiador, ele permanecerá oculto e " sem significado". É o historiador que dá vida e sentido aos fatos, aos mesmo tempo em que sem eles o historiador não é capaz de produzir conhecimento histórico.

Organizando (p.14)

1. Consiste em investigar e interpretar as vivências humanas a fim de compreender o processo histórico.

2. As fontes permitem que o historiador tenha acesso aos fatos do passado e, a partir deles, procure entender como os seres humanos viveram e se organizaram.

3. As fontes utilizadas pelo historiador podem ser classificadas como escritas ou não escritas. As fontes escritas são registros em forma de inscrições: cartas, livros, jornais, documentos públicos etc.; as fontes não escritas são registros de atividades humanas realizados em linguagens diferentes da escrita: pinturas, esculturas, vestimentas, armas, músicas, discos, fotografias, depoimentos (fontes orais) etc.

4. Porque a história escrita não pode ser isolada de sua época. Além de ser uma reconstituição histórica, a hstória escrita reflete o historiador e o tempo em que ele vive. Por isso, a objetividade em história é sempre muito relativa - as interpretações dos historiadores não podem ser consideradas definitivas ou verdades absolutas, variando de acordo com as mudanças ocorridas no processo histórico.

Observando (p. 16)

1. Os camponeses são representados ceifando, semeando, limpando o terreno, tratando dos animais, caçando, colhendo grãos, pisoteando as uvas, abatendo as uvas.

2. Para o camponês, o tempo era controladdo a partir das atividades a serem desenvolvidas em cada época do ano.

3. Espera-se que o aluno perceba que a contagem do tempo é determinada pela necessidade de cada sociedade. No caso dos camponeses representados na imagem, o tempo da colheita, da semeadura , da festa não exige a precisão dos segundos, como ocorre na sociedade moderna.

Organizando (p. 18) 

1. Medir o tempo usando horas, minutos e segundos, que é o que faz o relógio, constitui uma construção histórica, porque se relaciona a um tempo e a um espaço, portanto, a uma sociedade e sua cultura. Isso quer dizer também que não é universal, pois podem existir, como de fato existem, outras formas de medir o tempo.

2. a) Século XIX  b) Século X c) Século VIII d) Século I

3. a) 101 a 200.    b) 701 a 800. c) 1901 a 2000. d) 1701 a 1800.

4. Resposta pessoal

5. O termo "Pré-História" dá a impressão errônea de que antes do surgimento da escrita não há história ou não é possível conhecê-la. O ser humano, desde seu aparecimento no planeta, é um histórico, sendo possível conhecendo por meio das fontes não escritas.

6. A partir do ponto de vista europeu, ou seja, com base na história  das sociedades europeias e usando como marcos acontecimentos ocorridos na Europa, ou a ela relacionados, como a queda do Império Romano do Ocidente, a tomada de Constantinopla pelos turcos e a Revolução Francesa.

7. Deve-se ter em conta que os marcos dos períodos históricos fazem parte de um processo longo e gradativo e que as mudanças históricos fazem parte de um processo longo e gradativo e que as mudanças históricas nao ocorrem repentinamente.

Oficina de História 
Explorar & Refletir (p. 19)  

1. Resposta pessoal

2. Discussão em grupo. Espera-se que os alunos estabeleçam um vínculo entre os estudos históricos - e as relações que estabelecem entre passado e presente - e a possibilidade de entender melhor sua realidade, como, por exemplo, a condição vulnerável de indígenas e negros na sociedade brasileira.

3. Resposta pessoal. O intuito do exercício é estimular a nossa percepção histórica em relação as continuidades e descontinuidades do tempo histórico.

4. Resposta pessoal

Fique de olho (p. 19)

1. Resposta: B.





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