terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Para a próxima aula

Os exercícios  "treinando o olhar" da página 10; "observando" da página 12 e 16; " O trabalho do historiador: fatos, seleção e interpretação" da página 14 e "Organizando" da página 18, deverão estar prontos para a próxima Aula.

Esquema dos conceitos principais do capítulo 1:

História - Área do conhecimento humano: É o conhecimento humano preocupado em desvendar e compreender as condições  históricas das vivências humanas como expressão de um contexto social ou de reação a ele.

Fontes Históricas

Pistas ou indicios sobre o assunto pesquisado.

Dividem-se: em escritas e não escritas

- A história que o historiador  escreve está ligada à história que ele vivencia, isto é, ligada aos seus problemas e alegrias, lutas e sonhos, valores, visões e expectativas. O trabalho do historiador depende da concepção de  historia que influencia na sua escolha de temas, métodos e  na escolha de fontes.

- A historiografia não estabelece verdades absolutas

Tempo

A noção de duração do tempo implica nas percepções do que mudou e que permaneceu; nos diferentes ritmos de tempos ordenando as diversas sociedades e a divisão do tempo de forma abstrata, conforme a numeração do relógio. Com isto, podemos ordenar os acontecimentos com determinadas regras ligadas  à nossa cultura. 

Medições do tempo

O tempo é medido de acordo com a a sociedade pela qual está submetido. Portanto, a forma de dividi-lo é uma conveniência cultural de uma sociedade limitada no tempo e no espaço.

Na página 15, do livro, podemos ver que no ocidente ocorreu a mudança do tempo da natureza para o tempo industrial, por conta das exigência da produção industrial. O instrumento básico para este tempo é o relógio.

Calendário

O calendário tem a função de contar o tempo por unidades. A humanidade criou os seus calendários de forma diversa, de acordo com os conhecimentos,critérios e necessidades dos diversos povos.

- Peridizações Históricas 

 É a forma de organizar o tempo em espaços ou, períodos de tempo, por meio dos eventos históricos que os tornam significativos e diferenciados entre si.

Periodizações Tradicionais - Pré- História; Idade Antiga, Idade Média; Idade Moderna e Idade contemporânea.

- Críticas a esta periodização: Pré-história é um período histórico no qual, não se há vestígios escritos, no entanto, a história não é composta, apenas, de documentos escritos, há uma enorme variação de documentação. A segunda crítica esta relacionada à sua  periodização. Esta foi feita com base em uma parte da história da humanidade(Europa, Ásia e norte da África) e, por último, as crítica incide sobre a fundação e encerramento de um período histórico:   os fatos históricos que marcam o começo ou  fim de determinado período histórico, nos dá a falsa impressão de que as mudanças acontecem de forma brusca. Contudo, as mudanças ocorrem de forma gradativa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário